Rede Mater Dei inaugura primeiro centro de referência em Minas Gerais voltado à saúde cognitiva e envelhecimento cerebral

Em um momento em que 3 milhões de brasileiros convivem com a Doença de Alzheimer e outras demências — e em que o número de casos no mundo pode triplicar até 2050, segundo a OMS —, a Rede Mater Dei inaugura, na unidade Santo Agostinho, o Centro Integrado de Memória e Envelhecimento (CIME), o primeiro centro de referência em Minas Gerais dedicado exclusivamente à saúde cognitiva e ao envelhecimento cerebral.

Estruturado segundo padrões de excelência em neurologia, o CIME tem como missão ajudar pacientes a compreenderem melhor suas funções mentais, prevenir perdas de memória e proporcionar um envelhecimento com mais autonomia, lucidez e qualidade de vida. O serviço personalizado reúne avaliação médica especializada, neuropsicologia, exames avançados de imagem e a possibilidade de realização de biomarcadores (líquor e PET-amiloide), além de discussão multidisciplinar dos casos.

De acordo com o neurologista e um dos coordenadores do CIME, Dr. Henrique Dutra, o serviço foi concebido como um centro especializado em saúde cerebral e desempenho cognitivo, não apenas como um ambulatório de neurologia geral: “nosso diferencial está no modelo integrado. Reunimos, em um único fluxo, toda a estrutura necessária para oferecer diagnósticos mais precisos, planos de cuidado personalizados e, quando indicado, acesso a terapias inovadoras. O foco não é apenas tratar doenças, mas promover longevidade cognitiva, autonomia e qualidade de vida”, explica.

O CIME estrutura sua atuação em três frentes fundamentais: a prevenção de fatores de risco modificáveis na fase pré-demência, o diagnóstico precoce e ágil, e o tratamento individualizado de transtornos cognitivos em diferentes estágios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *